18.1 Configuração dos ajustes da rede [Rede]
Clique na guia [Rede] na página “Rede”. (→9.1 Como exibir o menu de configuração, 9.2 Como operar o menu de configuração)
As informações a seguir são necessárias para configurar os ajustes da rede. Entre em contato com o administrador da rede ou seu provedor de serviço de Internet.
Endereço IP
Máscara de sub-rede
Gateway padrão (quando utilizar o servidor/roteador de portal)
Porta HTTP
Endereço DNS primário, Endereço DNS secundário (quando utilizar DNS)
 
Rede IPv4
[Configuração de rede]
Selecione o método de configuração do endereço IP entre as seguintes opções.
Estático: O endereço IP é configurado inserindo manualmente em “Endereço IP (IPv4)”.
DHCP: O endereço IP é configurado utilizando a função DHCP.
Automático(IP Automático): O endereço IP é configurado utilizando a função DHCP. Quando o servidor DHCP não for encontrado, o endereço IP será automaticamente configurado.
Automático(avançado): Usando a função DHCP, a informação de endereço de rede é referenciada e um endereço IP não usado é configurado à câmera como endereço IP estático. O endereço IP estático é determinado automaticamente dentro da faixa de máscara de subrede pela câmera. Quando o servidor DHCP não é encontrado, o endereço IP é ajustado a 192.168.0.10.
Padrão: Automático(avançado)
Nota
Quando “Automático(IP Automático)” for selecionado e o endereço IP não puder ser obtido do servidor DHCP, um endereço IP não utilizado na mesma rede será buscado dentro da faixa 169.254.1.0 - 169.254.254.255.
[Endereço IP (IPv4)]
Quando não utilizar a função DHCP, insira o endereço IP da câmera. Não insira um endereço já utilizado (para os PCs e outras câmeras de rede).
Padrão: 192.168.0.10
Nota
Múltiplos endereços IP estão indisponíveis mesmo ao utilizar a função DHCP. Consulte o administrador da rede para informações adicionais sobre os ajustes do servidor DHCP.
[Mascara de sub-rede]
Quando não utilizar a função DHCP, insira a máscara de sub-rede da câmera.
Padrão: 255.255.255.0
[Gateway Padrão]
Quando não utilizar a função DHCP, insira o portal padrão da câmera.
Padrão: 192.168.0.1
Nota
Múltiplos endereços IP para o portal padrão estão indisponíveis mesmo ao utilizar a função DHCP. Consulte o administrador da rede para informações adicionais sobre os ajustes do servidor DHCP.
[DNS]
Determine como ajustar o endereço do servidor DNS selecionando “Auto” (obtenha o endereço automaticamente) ou “Manual” (insira o endereço do servidor DNS). Quando a opção “Manual” for selecionada, será necessário configurar os ajustes para DNS.
Quando utilizar a função DHCP, é possível obter o endereço DNS automaticamente selecionando “Auto”.
Consulte o administrador da rede para informações adicionais sobre os ajustes.
Padrão: Auto
[Endereço de servidor primário], [Endereço de servidor secundário]
Quando a opção “Manual” for selecionada para “DNS”, insira o endereço IP do servidor DNS.
Consulte o administrador da rede sobre o endereço IP do servidor DNS.
Rede IPv6
[Manual]
Selecione “Ligado” ou “Desligado” para determinar se a configuração do endereço para a rede IPv6 (Endereço IPv6) será realizada manualmente ou não.
Ligado: Insira um endereço IPv6 manualmente.
Desligado: A inserção manual de um endereço IPv6 será indisponível.
Padrão: Desligado
[Endereço IP (IPv6)]
Quando a opção “Ligado” for selecionada para “Manual”, a inserção manual do endereço IPv6 é necessária. Não insira um endereço que já está em uso.
Nota
Quando conectar ao endereço IPv6 manualmente configurado além do roteador, utilize um roteador compatível com IPv6 e ative a função de atribuição do endereço IPv6 automático. Neste caso, é necessário configurar o endereço IPv6 incluindo as informações de prefixo fornecidas a partir do roteador compatível com IPv6. Consulte os manuais fornecidos com o roteador para informações adicionais.
[Gateway Padrão]
Ao selecionar “Ligado” para “Manual” da rede IPv6, lançar o gateway padrão da rede IPv6 da câmera.
Padrão: Nenhum (em branco)
[DHCPv6]
Selecione “Ligado” ou “Desligado” para determinar se a função IPV6 DHCP será ou não utilizada.
Configure o servidor DHCP para não atribuir os mesmos endereços IP utilizado para as outras câmeras para rede e PCs cujo endereço IP seja exclusivo. Consulte o administrador da rede para informações adicionais sobre os ajustes do servidor.
Padrão: Desligado
[Endereço primário de servidor DNS], [Endereço de servidor de DNS secundário]
Insira o endereço IPv6 do servidor DNS. Consulte o administrador da rede sobre os endereços IPv6 do servidor DNS.
Universal
[Porta HTTP]
Atribui os números de porta independentemente.
Números disponíveis de porta: 1 - 65535
Padrão: 80
Os números de porta a seguir estão indisponíveis já que são utilizados automaticamente pelo sistema.
20, 21, 23, 25, 42, 53, 67, 68, 69, 110, 123, 161, 162, 443, 554, 995, 10669, 10670, 59000 - 61000
[Velocidade de linha]
Selecione a velocidade da linha para a transmissão de dados entre as seguintes. Recomenda-se utilizar com “Auto” padrão.
Auto: A velocidade da linha será aplicada automaticamente.
100M-completo: 100 Mbps full-duplex
100M-Meio: 100 Mbps half-duplex
10M-completo: 10 Mbps full-duplex
10M-Meio: 10 Mbps half-duplex
Padrão: Auto
[Tamanho Max. para pacote RTP]
Selecione “Ilimitada(1500byte)” ou “Limitada(1280 bytes)” para determinar se o tamanho do pacote RTP será ou não restrito quando forem visualizadas imagens da câmera utilizando o protocolo RTP. Recomenda-se utilizar com “Ilimitada(1500byte)” padrão.
Quando o tamanho do pacote RTP for restrito na linha de rede em uso, selecione “Limitada(1280 bytes)”. Consulte o administrador da rede para informações adicionais sobre o tamanho máximo do pacote na linha de rede.
Padrão: Ilimitada(1500byte)
[HTTP tamanho de segmento máximo (MSS)]
Selecione “Ilimitada(1460byte)”, “Limitada(1280 bytes)” ou “Limitada(1024 bytes)” para determinar se o tamanho máximo do segmento (MSS) será ou não restringido quando visualizar imagens da câmera utilizando o protocolo HTTP. Recomenda-se usar este recurso com a configuração padrão.
Quando MSS for restrito na linha de rede em uso, selecione “Limitada(1024 bytes)” ou “Limitada(1280 bytes)”. Consulte o administrador da rede para informações adicionais sobre o MSS na linha da rede.
Padrão: Ilimitada(1460byte)
UPnP
Esta câmera suporta UPnP (Universal Plug and Play). Utilizando esta função, é possível configurar os itens a seguir automaticamente.
Configuração da função de encaminhamento pela porta do roteador (Contudo, um roteador com suporte para UPnP é necessário). Esta configuração é útil quando acessar a câmera via Internet, ou a partir de um telefone celular/terminal móvel.
A atualização automática do atalho da câmera, criado na pasta [Meus locais de rede] (pasta [Rede] quando utilizar Windows Vista ou Windows 7) do PC mesmo quando o endereço IP da câmera for modificado.
[Encaminhamento de porta automático]
Selecione “Ligado” ou “Desligado” para determinar se a função de encaminhamento pela porta do roteador será utilizada ou não.
Para utilizar a função de encaminhamento pela porta, o roteador em uso deve suportar UPnP e a função UPnP deve estar habilitada.
Padrão: Desligado
Nota
Devido à função encaminhamento pela porta, o número da porta poderá ser ocasionalmente alterado. Quando o número for trocado, é necessário trocar os números de porta registrados no PC e gravadores, etc.
A função UPnP está disponível quando a câmera estiver conectada à rede IPv4. IPv6 não é suportado.
Para verificar se o auto-encaminhamento pela porta está adequadamente configurado, clique na guia [Estado] na página “Manutenção” e verifique se a opção “Habilitar” está exibida para “Estado” de “UPnP”. (→20.3 Verificação do status [Estado])
Quando a opção “Habilitar” não for exibida, consulte o item “Não é possível acessar a câmera via Internet” na seção “Seção 23 Guia de Solução de Problemas”. (→Seção 23 Guia de Solução de Problemas)
[Atalho para a câmera]
Selecione se um atalho para a câmera será ou não criado na pasta [Meus locais de rede] (pasta [Rede] quando utilizar Windows Vista ou Windows 7) do PC. Quando criar o atalho, selecione “Ligado”.
Para utilizar a função de atalho para a câmera, habilite a função UPnP no PC previamente.
Padrão: Desligado
Nota
Para exibir o atalho para a câmera na pasta [Meus locais de rede] ([Rede] quando utilizar Windows Vista ou Windows 7) do PC, é necessário adicionar o componente Windows. Consulte o que segue para habilitar a função UPnP.
Para Windows XP
[Iniciar] → [Configurações] → [Painel de controle] → [Adicionar ou remover programas] → [Adicionar/remover componentes do Windows] → selecione [Serviços de rede] → [Detalhes] → marque [Cliente de descoberta/contr. de disp de gateway de Internet] e [Interface de Usuário Plug and Play Universal] → [OK] → [Avançar] → Completar
For Windows Vista
[Iniciar] → [Painel de controle] → [Rede e Internet] → [Centro de Rede e Partilha] → amplie a seção em [Detecção de Rede] de [Partilha e Detecção] → selecione [Activar a detecção de rede] → clique em [Aplicar] → Completar
For Windows 7
[Iniciar] → [Painel de controle] → [Rede e Internet] → [Central de Rede e Compartilhamento] → selecione [Ativar a descoberta de rede] de [Descoberta de rede] de [Configurações de compartilhamento avançadas] → clique [Salvar alterações] → Completar
HTTPS
É possível aumentar a segurança da rede criptografando o acesso às câmeras utilizando a função HTTPS. Consulte a 18.2 Configuração dos ajustes HTTPS para o modo de configuração dos ajustes HTTPS.
[Geração de chave CRT]
Uma chave CRT (chave de criptografia SSL) utilizada para o protocolo HTTPS é gerada. Para gerar a chave CRT, clique no botão [Executar] para exibir a caixa de dialogo “Geração de chave CRT”.
[Certificado de auto-assinatura - Gerar]
A câmera em si gera o certificado de segurança utilizado para o protocolo HTTPS. (Certificado autoassinado)
Para gerar o certificado autoassinado, clique no botão [Executar] para exibir a caixa de diálogo “Certificado de auto-assinatura - Gerar”.
[Certificado de auto-assinatura - Informação]
Exibe as informações do certificado autoassinado.
Quando o botão [Confirma] for clicado, as informações registradas do certificado autoassinado serão exibidas na caixa de diálogo “Certificado de auto-assinatura - Confirma”.
Quando o botão [Excluir] for clicado, o certificado autoassinado gerado será apagado.
[Certificado CA - Gerar Solicitação de Assinatura de Certificado]
Quando utilizar o certificado de segurança emitido pela CA (Autoridade de Certificação) como o certificado de segurança utilizado para o protocolo HTTPS, a CSR (Solicitação de Assinatura do Certificado) será gerada.
Para gerar a CSR, clique no botão [Executar] para exibir a janela de diálogo “Certificado CA - Gerar Solicitação de Assinatura de Certificado”.
[Certificado CA - Instalação de Certificado CA]
Instala o Certificado do servidor (certificado de segurança) emitido pela CA (Autoridade de certificação) e exibe as informações do certificado do servidor instalado.
Para instalar o certificado do servidor, clique no botão [Procurar] para exibir a caixa de diálogo [Abrir] e selecione o arquivo do certificado do servidor emitido pela CA e clique no botão [Executar].
Se o certificado do servidor já estiver instalado, o nome do arquivo do certificado do servidor instalado será exibido.
[Certificado CA - Informação]
Exibe as informações do certificado do servidor.
Quando o botão [Confirma] for clicado, as informações registradas do certificado do servidor instalado serão exibidas na caixa de diálogo “Certificado CA - Confirma”. Se o certificado do servidor não estiver instalado, o conteúdo do arquivo CSR gerado será exibido.
Quando o botão [Excluir] for clicado, o certificado do servidor instalado será apagado.
IMPORTANTE
Antes de apagar o servidor válido (certificado de segurança), confirme se existe um arquivo de backup no PC ou outra mídia. O arquivo de backup será necessário quando instalar o certificado do servidor novamente.
[Conexão]
Selecione o protocolo utilizado para conectar a câmera.
HTTP: Somente a conexão HTTP está disponível.
HTTPS: Somente a conexão HTTPS está disponível.
Padrão: HTTP
[Porta HTTPS]
Designa o número de porta HTTPS a ser utilizado.
Números disponíveis de porta: 1 - 65535
Padrão: 443
Os números de porta a seguir estão indisponíveis já que são utilizados automaticamente pelo sistema.
20, 21, 23, 25, 42, 53, 67, 68, 69, 80, 110, 123, 161, 162, 554, 995, 10669, 10670, 59000-61000
Nota
A câmera será reinicializada após a troca do ajuste da conexão.
Quando utilizar o certificado autoassinado:
Se a câmera for acessada utilizando o protocolo HTTPS pela primeira vez, a janela de advertência será exibida. Neste caso, siga as instruções do tutorial para instalar o certificado de auto-assinatura (de segurança). (→18.3.1 Instalação do certificado de segurança)
Quando utilizar o certificado do servidor:
Instale previamente o certificado raiz e o certificado intermediário no navegador em uso. Siga as instruções da CA para a obtenção e instalação destes certificados.
Quando a câmera for acessada utilizando o protocolo HTTPS, o intervalo de atualização e a taxa de quadros das imagens poderão ser reduzidos.
Quando a câmera for acessada utilizando o protocolo HTTPS, algum tempo poderá decorrer para que as imagens sejam exibidas.
Quando a câmera for acessada utilizando o protocolo HTTPS, as imagens poderão ser distorcidas ou o áudio poderá ser interrompido.
O número máximo de usuários acessando simultaneamente varia dependendo do tamanho máximo da imagem e do formato de transmissão.
 
[Acesso FTP para a câmera]
Selecione “Permissão” ou “Proibir” para determinar a proibição ou a permissão do acesso à câmera via FTP.
Padrão: Proibir
[Controle de banda (taxa de bits)]
Selecione a taxa de bits total para transmissão de dados entre as seguintes.
Ilimitado/ 64kbps/ 128kbps/ 256kbps/ 384kbps/ 512kbps/ 768kbps/ 1024kbps/ 2048kbps/ 4096kbps/ 8192kbps
Padrão: Ilimitado
Nota
Quando selecionar a opção “64kbps”, selecione “Desligado” para “Modo de áudio” na guia “Áudio”. (→11.12 Configuração dos ajustes relativos ao áudio [Áudio] (WV-SW559/WV-SP509/WV-SF549/WV-SF539))
Selecione “128kbps” ou uma taxa mais alta para realizar a transmissão ao vivo de imagens JPEG e a transmissão periódica de imagens via FTP simultaneamente.
Quando a opção “Controle de banda (taxa de bits)” for ajustada para baixo, a captura de uma imagem utilizando o botão de captura instantânea não pode funcionar dependendo do ambiente de uso. Neste caso, selecione “QVGA” para “Tamanho da imagem” da seção “JPEG” na guia [JPEG/H.264] ou ajuste “Configuração de qualidade de imagem” de “JPEG” para um valor mais baixo.
[Configuração rápida de IP se adapta ao período]
Selecione “20min” ou “Ilimitado” para determinar a extensão da operação de ajuste de rede utilizando o software “Software de configuração IP” pode ser habilitado.
20min: A operação de configuração de rede utilizando “Software de configuração IP” é habilitada por 20 minutos a partir da inicialização da câmera.
Ilimitado: A operação de configuração de rede utilizando “Software de configuração IP” Panasonic é permitida sem limite de tempo.
Padrão: 20min
Nota
A exibição da informação da câmera usando “Software de configuração IP” é permitida sem limite de tempo, e as imagens da câmera podem ser abertas.
Consulte o administrador da rede para os endereços de cada servidor.
A função de encaminhamento de porta modifica um endereço IP global para um endereço IP privado e “Máscara de IP estático” e “Tradução de endereços de rede (NAT)” possuem esta função. Esta função deve ser ajustada em um roteador.
Para acessar a câmera via Internet conectando-a a um roteador, é necessário atribuir um número de porta HTTP respectivo a cada câmera e transposição do endereço utilizando a função de encaminhamento pela porta do roteador. Para informações adicionais, consulte as instruções de operação do roteador em uso.